BIOMIMÉTICA E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: ABORDAGEM INTEGRADA AO PROCESSO PROJETUAL EM ARQUITETURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e02021180-192

Palavras-chave:

Biomimética, Representação gráfica, Ação projetual, Modelagem paramétrica, Geometria complexa.

Resumo

Este artigo está vinculado ao um projeto de pesquisa que trata da construção de referenciais didáticos para a adoção de técnicas de modelagem paramétrica e fabricação digital de superfícies complexas da arquitetura, por meio do estudo sobre o emprego de tais geometrias na prática profissional. Nesse contexto, identifica-se a abordagem da Biomimética como potencializadora à exploração de tais geometrias complexas na arquitetura. Tendo-se esta ciência como base, identificam-se as suas relações com a metodologia projetual, soluções arquitetônicas, os conceitos de arquitetura Tectônica e Estereotômica e a representação gráfica, a partir da leitura de artigos e fontes bibliográficas. A sistematização das relações reconhecidas visa subsidiar um processo de revisão acerca da potencialidade da estruturação desses saberes à ação projetual. Dessa maneira, o estudo configura-se como uma primeira abordagem de pesquisa com intuito de avançar na proposição e aplicação de atividades que promovam momentos didáticos de investigação das geometrias complexas da arquitetura, em especial as da natureza, e a sua representação por modelagem paramétrica e fabricação digital, o que auxiliará os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo a se apropriarem dessas novas soluções e abordagens contemporâneas de design.

Biografia do Autor

  • Janice de Freitas Pires, Universidade Federal de Pelotas
    Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas. Especialização em Gráfica Digital pela mesma universidade e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo no PROGRAU, UFPel. Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuando na área de representação gráfica digital para arquitetura, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, professora adjunta.
  • Brunna Pereira de Oliveira
    Universidade Federal de Pelotas

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

BIOMIMÉTICA E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: ABORDAGEM INTEGRADA AO PROCESSO PROJETUAL EM ARQUITETURA. (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10, 180-192. https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e02021180-192

Artigos Semelhantes

1-10 de 673

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.