Literatura infantil e ideologia
da Escola sem Partido à pedagogia da ironia
DOI:
https://doi.org/10.29293/rdfg.v7i02.305Palavras-chave:
Direito e literatura. Ideologia. Literatura infantil. Pedagogia irônica.Resumo
No século XIX, a literatura infantil surge como um instrumento ideológico a serviço das classes dominantes, com a finalidade de formar indivíduos alinhados com as aspirações daquelas sociedades. Esse modelo é identificado pela construção de um conhecimento bivalente e empobrecido, por limitar-se a um pensamento polarizado que se opõe à revolução filosófica ocasionada pelo giro ontológico-linguístico. Na atualidade, ainda é possível identificar essas influências em bandeiras como, por exemplo, a da “escola sem partido”, o que conduz à discussão sobre a influência da literatura infantil no ensino universitário do direito e na formação do senso comum teórico dos juristas. A partir dessa problemática, por meio do método hipotético-dedutivo, o presente ensaio propõe uma pedagogia irônica, amparada na filosofia de Rorty, como uma poderosa e emancipatória ferramenta de ensino.
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Copyright (c) 2020 Guilherme Gonçalves Alcântara, Aline Mariane Ladeia Silva
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