Os incentivos fiscais

uma modalidade de planejamento tributário e seu impacto na controladoria

Autores

  • Thais Cerqueira Dias UNIME

DOI:

https://doi.org/10.29293/rdfg.v1i01.23

Resumo

A abordagem do planejamento tributário é um aspecto muito importante nas organizações, em função do impacto que alta carga tributária gera no resultado econômico e financeiro. A complexidade do sistema tributário gera insegurança para as organizações, fazendo-as que busquem alternativas legais que permitam a redução do ônus tributário. Os incentivos fiscais colaboram na redução da carga tributária das instituições industriais, comerciais e tecnológicas, proporcionando assim, o desenvolvimento, crescimento e redução das despesas. Diante deste aspecto, propor-se como objetivo deste artigo a realização de um estudo acerca dos incentivos fiscais como modalidade do planejamento tributário no âmbito do ICMS, por meio do benéfico fiscal concedido pelo Estado da Bahia, e seu reflexo no processo de resultado na controladoria.

Biografia do Autor

  • Thais Cerqueira Dias, UNIME
    Pós graduada em Planejamento Tributário, pela União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME (2014) , graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Santo Amaro (2012). Atua como analista tributária na empresa Objetiva Consultoria Empresarial, acompanhamento contínuo de operações de clientes, objetivando a redução da carga tributária através da correta interpretação e aplicação de legislação federal, estadual e municipal, experiência na contabilidade, com ênfase na área tributária.

Downloads

Publicado

2015-10-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os incentivos fiscais: uma modalidade de planejamento tributário e seu impacto na controladoria. Revista de Direito da Faculdade Guanambi, Guanambi, v. 1, n. 01, p. 29–35, 2015. DOI: 10.29293/rdfg.v1i01.23. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/RDFG/article/view/13852.. Acesso em: 17 jun. 2024.