EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE PARA A FUNDAMENTAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020364-379

Palavras-chave:

Epistemologia da Complexidade, Epistemologia da Simplificação, Pensamento Crítico.

Resumo

A epistemologia da simplificação utilizada na ciência, desde o século XVII, com o objetivo de impedir a imprecisão e ambiguidade, tem permitido muitos avanços da ciência moderna, porém dentro de uma percepção de certezas e verdades que interferem na apreensão do homem no sistema relacional com a natureza. Por outro lado, a epistemologia da complexidade, através de uma visão multidimensional, aumenta as múltiplas relações do homem com o meio. O artigo objetiva discutir e refletir o significado das duas epistemologias no processo de compreensão e apreensão da natureza, na fundamentação dos saberes, do ponto de vista científico e da educação em ciência. O estudo foi realizado com base na Análise Textual Discursiva. Em relação à educação, segundo o pensamento complexo, avaliamos a associação interdisciplinar da arte e ciência, a fim de desestabilizar as concepções previamente estabelecidas, contribuindo para o desenvolvimento de pensamento crítico e para as tomadas de decisão diante do acaso.

Biografia do Autor

  • Regina Maria Guaragna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Departamento de Bioquímica. ICBS.UFRGS

    Mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica. UFRGS

    Doutora em Ciências. UFRJ

    Pós-Doutora em Educação em Ciência. UFRGS

    Pós-Doutora em Educação. Departamento de Educação e Psicologia. Universidade de Aveiro. Portugal

  • Ediane Maria Gheno, Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Educação em Ciências

    Pós-doutoranda em Educação em Ciências

    UFRGS

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Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático