ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE QUÍMICA POR MEIO DE UM INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E ENSINO CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020380-402

Palavras-chave:

Ensino de Química, Pensamento Crítico, Sequências didáticas, Enfoque CTS.

Resumo

O trabalho é uma investigação da intencionalidade de desenvolvimento do pensamento crítico e ensino CTS em sequências didáticas de Química. Buscou-se investigar, por meio de um instrumento de avaliação de promoção de PC/CTS, se as sequências didáticas produzidas por 14 licenciandos de Química no ano de 2019 apresentaram a abordagem PC/CTS. O estudo tem abordagem qualitativa, é do tipo observação participante e tem como corpus de pesquisa as 14 sequências didáticas. Para a análise dos dados, foi construído um instrumento de avaliação de materiais didáticos com a abordagem PC/CTS. Como resultados, em sua maioria, as sequências didáticas mostraram uma intencionalidade maior em abordar os aspectos CTS, em comparação ao uso intencional da mobilização das capacidades de PC. E o instrumento de análise foi eficaz, pois contém aspectos importantes das duas abordagens.

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Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático