"A AÇÃO É FILHA DO PENSAMENTO": A RELEVÂNCIA DO PENSAMENTO CRÍTICO NA RESPOSTA AOS DESAFIOS DO QUOTIDIANO PARA A PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR PESSOAL E SOCIAL

Autores

  • Amanda Franco CIDTFF - Universidade de Aveiro
  • Carlos Saiz Universidad de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020242-255

Palavras-chave:

Pensamento Crítico, Resolução de Problemas e Tomada de Decisão, Bem-estar Pessoal e Social, Intervenção, Ensino Superior.

Resumo

O pensamento crítico possui uma natureza eminentemente aplicada: pensa-se para atingir um fim, seja encontrar uma explicação, tomar uma decisão ou resolver um problema. Tal revela a sua relevância na resposta aos desafios do quotidiano, um tema por explorar devidamente. Neste artigo, examinamos as capacidades de pensamento crítico que são mais fundamentais para o funcionamento quotidiano dos indivíduos, para alcançarem o melhor bem-estar pessoal e social possível. Seguidamente, a nossa análise focar-se-á na intervenção a realizar para desenvolver tais capacidades. Esta análise da promoção do pensamento crítico será feita no contexto do Ensino Superior, com estudantes e com professores, apresentando-se recomendações sobre práticas possíveis. Se "a ação é filha do pensamento", é essencial que cada um desenvolva as suas competências de pensamento crítico, enquanto indivíduo e membro de uma comunidade, particularmente no cenário de pandemia que todos vivemos no momento.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático