Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças

Autores

  • Fábio Carneiro, Eulália Leurquin Colégio 7 de Setembro em Ceará

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v4e82011360-392

Palavras-chave:

Texto de opinião, argumentação, mecanismos de enunciação.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar a argumentação presente nos textos de opinião dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do jornal escolar “Primeiras Letras”, especificamente em relação aos mecanismos de enunciação, analisando a relação das operações enunciativas com a atividade de linguagem que engendrou o texto. A análise dos marcadores textuais, modalizadores e outros recursos discursivos nos levam à conclusão de que determinadas capacidades lingüísticas e textuais devem e podem ser elucidadas pelo trabalho pedagógico realizado na escola em relação ao ensino da língua portuguesa, especialmente no que tange ao domínio dos gêneros discursivo-textuais, sob pena de não formarmos alunos aptos ao uso da linguagem no mundo das relações e das práticas sociais.

 

Biografia do Autor

  • Fábio Carneiro, Eulália Leurquin, Colégio 7 de Setembro em Ceará
    Professor do Colégio 7 de Setembro em Ceará

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Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Artigos