Trajetórias de vida de meninas em situação de rua: o relato de uma investigação participativa

Autores

  • Juliana Prates Santana

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v4e82011271-293

Palavras-chave:

meninas em situação de rua, metodologias participativas, trajetórias de vida

Resumo

O presente artigo objetiva descrever a produção de um documentário sobre as trajetórias de vida de meninas em situação de rua inseridas em uma instituição de acolhimento na cidade de Salvador, no Brasil. Tal documentário foi idealizado e desenvolvido pelas próprias crianças no âmbito de uma investigação participativa desenvolvida com crianças em situação de rua e que tinha por objetivos investigar as trajetórias de vida dessas crianças, suas expressões culturais e o cotidiano institucional vivenciado por elas. Esta investigação se ancora nos princípios teórico-metodológicos propostos pela Sociologia da Infância. As metodologias participativas atendem aos propósitos da investigação científica e servem como paradigma de atuação com crianças em situação de rua, na medida em que a intervenção é potencializada quando elas são consideradas como atores sociais e participantes competentes. A participação das crianças parece ser o meio mais eficaz de defender os seus direitos. 

 

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Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Artigos Temáticos