A FORMAÇÃO DOCENTE EM GÊNERO E A CRÍTICA AO PATRIARCADO: SUBORDINAÇÕES E RESISTÊNCIAS DE MULHERES PROFESSORAS

Autores

  • Ana Paula Costa Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Cláudia Pereira Vianna Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e222018410-428

Palavras-chave:

Sexualidade, Relações de Gênero, Formação de Professoras, Gênero e Diversidade na Escola.

Resumo

Este artigo reflete sobre as possíveis influências do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE), na compreensão de professoras de Ensino Fundamental sobre as diferentes formas de ser mulher e de ser professora, sob o ponto de vista das relações de gênero. O curso foi ofertado em 2009 pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Rio Claro. A partir dos relatos dessas mulheres, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, foi possível notar um movimento de reprodução dos processos socializadores tradicionais e, ao mesmo tempo, de resistência e denúncia da influência da sociedade patriarcal na produção de diferentes formas de ser mulher e de ser professora. A contradição presente nesses relatos demonstra o caráter inovador de cursos voltados para a formação de professoras em gênero, bem como sobre aspectos que ainda precisam ser pensados e revisados.

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Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Dossiê Temático