Entre a escola e a vida: desafios da ética de si para a experiência formativa

Autores

  • Pedro Angelo Pagni

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v4e72011128-144

Palavras-chave:

Arte de viver, Experiência, Infância e acontecimento

Resumo

Este ensaio discute a relação entre a vida e a escola. Em oposição às perspectivas teóricas que defendem uma possível conciliação entre vida e escola, evidenciamos a tensão existente entre essas duas esferas, ao analisarmos os temas da experiência com o nascimento, a morte e a diferença, e assinalamos que a sua reflexão convida aos sujeitos da práxis pedagógica a uma atitude ética de cuidado para com o outro, para consigo e para garantir que o outro cuide do cuidado de si mesmo. Tendo como referência o pensamento de Arendt e Foucault, entendemos que a vida ultrapassa os saberes e práticas escolares, oferecendo-nos o que pensar na práxis educativa e fazendo com que os sujeitos dessa práxis aprendam a se localizar entre a escola e a vida, em busca de novos sentidos para eles e de certa resistência ao existente enquanto se transformam a si próprios. Assim, procuramos oferecer aos educadores alguns dos problemas da vida que atravessam a práxis educativa, que repercutem em sua experiência e os fazem pensar sobre aquilo que lhes resta.

Biografia do Autor

  • Pedro Angelo Pagni
    Professor do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação da FFC-UNESP, em Marília. Pesquisador do CNPq

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Publicado

2011-06-30

Edição

Seção

Artigos