BOYS READING: UM PROJETO SOBRE COMO MOTIVAR RAPAZES ADOLESCENTES PARA A LITERATURA

Autores

  • Maria da Natividade Carvalho Pires Instituto Politécnico de Castelo Branco - ESE Portugal http://orcid.org/0000-0002-7853-1595
  • Maria Manuela Abrantes Instituto Politécnico de Castelo Branco - ESE Portugal

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e02018136-152

Palavras-chave:

Leituras de rapazes, Motivação, Leitores relutantes, Leitores ávidos

Resumo

Este artigo aborda o problema da motivação para a leitura, especialmente no caso dos rapazes com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Algumas investigações evidenciam que os rapazes leem menos do que as raparigas porque eles não estão intrinsecamente motivados e não lhes é proporcionado o acesso ao tipo de livros que poderão gostar. Apresentamos, aqui, parte de um Projeto Europeu, Boys Reading, como um bom exemplo da possibilidade de conquistar leitores relutantes para os livros. Na verdade, se os rapazes estiverem verdadeiramente motivados e contactarem com textos que apreciem, as suas atitudes mudam e podem tornar-se leitores. São apresentados dois estudos de caso desenvolvidos em duas escolas diferentes em Portugal, com algumas evidências de que é possível transformar leitores relutantes em leitores ávidos.

Biografia do Autor

  • Maria da Natividade Carvalho Pires, Instituto Politécnico de Castelo Branco - ESE Portugal

    Departamento de Ciências Sociais e da Educação -

    Línguas, Literatura e Cultura

    Doutorada em Literatura Portuguesa, pela Universidade de Coimbra

  • Maria Manuela Abrantes, Instituto Politécnico de Castelo Branco - ESE Portugal

    Departamento de Ciências Sociais e da Educação -

    Línguas, Literatura e Cultura

    Doutorada em Didática do Inglês - Supervisão, pela Universidade de Aveiro

Downloads

Publicado

2018-10-10