O domínio dos conhecimentos de filosofia necessários ao exercício da cidadania: um exemplo a partir da ética e filosofia política

Autores

  • Delamar José Volpato Dutra

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v4e7201110-19

Palavras-chave:

Obrigatoriedade da filosofia e da sociologia no ensino médio, O exercício da cidadania, Legislação brasileira

Resumo

A lei 11.684, de 2 de junho de 2008 alterou significativamente o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a LDB. É que a referida lei revogou o inciso III do § 1º, o qual afirmava que a finalidade da Filosofia e da Sociologia tinha em vista conhecimentos necessários ao exercício da cidadania, como se essa finalidade dissesse respeito apenas a essas duas disciplinas e não a todas as disciplinas de uma forma geral; bem como tornou obrigatórias as disciplinas de Filosofia e de Sociologia. Tentar-se-á apontar no texto para uma certa concepção de filosofia, como análise de conceitos abstratos com importância significativa para a nossa forma de vida, bem como para conteúdos possíveis das áreas de Ética e Filosofia Política, indispensáveis ao exercício da cidadania no momento atual da sociedade brasileira, sem prejuízo para outras áreas da Filosofia, como Lógica, Epistemologia, Ontologia, entre outras, as quais também podem fazer o mesmo.

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Publicado

2011-06-30

Edição

Seção

Artigos Temáticos