A escola na formação do pensar através das mídias na perspectiva da teoria de Pierre Bourdieu

Autores

  • Lauro Roberto Lostada Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v4e82011393-401

Palavras-chave:

Reprodução Social, Escola, Mídia-Educação, Habitus, Emancipação.

Resumo

A escola vem se apresentando, desde suas origens mais remotas, como uma poderosa máquina de reprodução das estruturas sociais, lógicas e epistemológicas das classes dominantes, consolidando um quadro de exclusão e de classificação tal que possibilita a manutenção dessas estruturas como unidades estruturantes da sociedade e das relações que se estabelecem em torno dela. Sob esta perspectiva crítica é que esta pesquisa pretende explorar o pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu, analisando os fundamentos da sociedade e o impacto das tecnologias sob a formação dos sujeitos, com o objetivo de fornecer elementos para a construção de um projeto pedagógico emancipatório que viabilize o desmascaramento dessas relações naturalizadas em torno da escola, possibilitando a formação de uma nova maneira de pensar a educação.

Biografia do Autor

  • Lauro Roberto Lostada, Universidade Federal de Santa Catarina

    Filósofo, Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e em Mídias na Educação, Mestrando em Educação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina - [email protected].

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Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Artigos