Gestão democrática da educação e avaliação em larga escala: implicações para o contexto escolar

Autores

  • Almir Paulo dos Santos
  • Vânia Carbonera

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v3e62010177-192

Palavras-chave:

Educação, Democracia, Escola, Avaliação em Larga Escala

Resumo

O trabalho tem a pretensão de discutir as interfaces possíveis entre a gestão democrática da educação e as avaliações em larga escala, nas escolas públicas como nas privadas. O objetivo é a reflexão dos índices alcançados pelas escolas nas avaliações. Existe a necessidade de retrabalhar as dificuldades encontradas, pois as avaliações em larga escala estão presentes na realidade educacional de ensino nas escolas brasileiras. A democracia ateniense é apresentada enquanto pressuposto para pensar a gestão democrática. O conceito de democracia ateniense vem permeado de interesses comuns, onde o cidadão exerce papel central na estruturação política e educacional, construindo as primeiras noções de democracia.

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Publicado

2010-12-30

Edição

Seção

Artigos