ANTROPOLOGIA, CULTURA E INDIVÍDUO: REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE

Autores

  • Dinamara Garcia Feldens UFS Universidade Federal de Sergipe
  • Luana Garcia Feldens Fusaro
  • Lucas de Oliveira Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018282-292

Palavras-chave:

Identidade cultural, Antropologia, Indivíduo, Sociedade

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de fazer uma discussão em torno de alguns conceitos e de teóricos da Antropologia sobre identidade cultural. Para isto, aponta questões referentes à noção de sociedade, de cultura e de indivíduo. Estes elementos ajudam a compor o corpo daquilo que entendemos ser a noção de identidade cultural. Busca, também, fazer uma reflexão sobre a necessidade do estudo e da pesquisa dentro dessas temáticas, da constante reflexão sobre os métodos e ferramentas usados nas análises e do  processo contínuo de transformação dos aspectos culturais e identitários. 

Biografia do Autor

  • Luana Garcia Feldens Fusaro
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e bacharel em Comunicação Social - jornalismo pela Universidade Tiradentes. Participou de três projetos de iniciação científica, um deles pela Lei de Incentivo a Cultura (LIC), outro pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), e outro pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.
  • Lucas de Oliveira Carvalho
    Graduado em História (licenciatura) pela Universidade Tiradentes em 2010, membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Subjetividades (GPECS) Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua