O jogo das identidades na formação de professores/as: tensões e dilemas de estudantes negros/as

Autores

  • Alex Sander da Silva UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v3e62010154-163

Palavras-chave:

Cultural identity, Teacher education, Pedagogy, Racial inequality

Resumo

Neste breve artigo, pretende-se apresentar alguns apontamentos e questionamentos que dizem respeito à problemática racial no âmbito da formação docente e articular uma compreensão dos desdobramentos das identidades de estudantes negros/as no âmbito da formação universitária. O resgate de uma identidade afirmativa significa, no processo de formação de professores, perceberem as tensões e dilemas da construção identitária. Significa também buscar novos subsídios para a compreensão da construção de uma nova cultura política de enfrentamento das desigualdades raciais no Brasil.

Biografia do Autor

  • Alex Sander da Silva, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL DE SANTA CATARINA
    Possui graduação em Filosofia pela UNISUL, Mestrado em Educação pela UFSC e Doutorado em Educação pela PUCRS, atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC/Criciúma.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Edição

Seção

Artigos