APRESENTAÇÃO - A Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade EaD: Realizações e Perspectivas da Rede e-Tec Brasil

Autores

  • Clóvis Nicanor Kassick Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
  • Araci Hack Catapan Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e020162-7

Resumo

A organização e publicação do Dossiê Poiésis intitulado A Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade EaD: Realizações e Perspectivas da Rede e-Tec Brasil, é uma ação em parceria com o PPGE/UNISUL, que dá sequência a todos os demais trabalhos, no sentido de divulgar o que está sendo produzido pelos membros da Rede e-Tec. Além de se incluir e ser concernente com as realizações dos pesquisadores da Rede e-Tec e do FNEAD, é um mecanismo de divulgação e consolidação científica da área de EaD.

Biografia do Autor

  • Clóvis Nicanor Kassick, Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
    Possui Graduação em Faculdade de Educação Técnicas Agrícolas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (1971) e Graduação em Pedagogia pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior Em Novo Hamburgo-FEEVALE (1976), Especialização em Administração de Sistemas Educacionais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1979); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2001). Professor Adjunto II aposentado da UFSC, atualmente é professor da Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Educação, com ênfase nos fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e profissionalização de professores para a Educação Superior e básica; organização de processos educativos; Educação Profissional Técnica de Nível Médio; EaD e assessoria na elaboração e implantação de Projetos Político-Pedagógicos Institucionais. Desenvolve pesquisa na área de: gestão e organização de processos educativos com enfoque especial na organização escolar libertária, a partir de experiência vivida na Escola Paidéia de Mérida-Espanha; Ensino Superior e Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Possui publicações nestas áreas. Leciona nos Cursos de Pedagogia e Mestrado em Educação da Unisul. É avaliador de Cursos cadastrado no SINAES-INEP. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado, como bolsista da Fundación Carolina de Madrid-Espanha (de novembro de 2008 a julho de 2009), intitulada: "A organização de processos educativos na perspectiva autogestionária", junto a Universidade de Valladolid - Valladolid/Espanha e a Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Economia e Gestão. É pesquisador associado do Grupo de Investigación sobre desarrollo territorial sostenible, da Facultad de Educación y Trabajo Social de la Universidad de Valladolid-Espanha. É pesquisador do grupo GTMC-UFSC, na pesquisa: Elaboração de Currículos Referência para os Cursos Técnicos da Escola Técnica Aberta do Brasil/ e-Tec Brasil, do E-TEC/SETEC/MEC.
  • Araci Hack Catapan, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

    Pós-doutorado – em Memoria organizacional, inovação social e resiliência, pelo centro ALGORITMI/UMINHO/PT (2016); doutorado em Engenharia de Produção – pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001); mestrado em Educação e Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993); Especialista em Currículo e filosofia pela PUCMG. Atualmente é professora na Universidade Federal de Santa Catarina nos programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e em Educação. Atua em pesquisa, ensino e extensão, com ênfase nos seguintes temas: E-learning, cibercultura, Tecnologia de comunicação digital (TCD), educação virtual, Educação a Distância formação de professores, Recursos educativos abertos. Consultora UAB/CAPES e Rede e-Tec Brasil/MEC. É coordenadora dos grupos de pesquisa: Habitats de Inovação e Empreendedorismo e Pesquisa Científica em E-learning do CNPq/MEC. 

Downloads

Publicado

2016-11-24