FATORES DE ÊXITO PARA A GESTÃO E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A DISTÂNCIA

Autores

  • Walter Ruben Iriondo Otero Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0002-5618-5193
  • Marcelo Zaffalon Peter Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e02016113-131

Palavras-chave:

Êxito, Cursos Técnicos, Rede e-Tec Brasil.

Resumo

O artigo apresenta resultados da pesquisa que teve como propósito identificar fatores de êxito para a gestão e a docência na Rede e-Tec Brasil, abordando questões relativas à formação profissional, atuação protagonista, comprometimento, engajamento, capacitação e relações interpessoais, dentre outras. Trata-se de uma pesquisa de campo, com foco em estudos exploratório-descritivos, que utilizou a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Dentre os diversos resultados obtidos, a pesquisa revelou que, para oportunizar o êxito na Rede e-Tec Brasil é necessário investir na formação e promover a integração dos profissionais envolvidos, viabilizar a contratação de equipes multidisciplinares adequadas às necessidades da Educação a Distância e procurar o entrosamento dos cursos da Rede com cursos presenciais.

 

 

Biografia do Autor

  • Walter Ruben Iriondo Otero, Universidade Federal de Pelotas

    Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

  • Marcelo Zaffalon Peter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
    Doutor em Ciência e Tecnologia Agroindustrial. Professor Titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e
    Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)
  • David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutor em Educação Matemática. Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Downloads

Publicado

2016-11-24