REPERCUSSÕES DA CRISE DO CAPITAL NO TRABALHO DO DOCENTE DA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

  • Vera Lucia Jacob Chaves UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • André Rodrigues Guimarães Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e162015297-312

Palavras-chave:

Crise do Capital, Trabalho docente, Intensificação

Resumo

O objetivo deste texto é analisar o trabalho docente universitário no contexto da crise estrutural do capital. Partimos da tese de que o processo de contrarreforma do Estado brasileiro e da educação superior é decorrência de tal crise. Com isso, a educação é crescentemente submetida à lógica privado-mercantil com a proliferação de instituições e matrículas no setor privado, bem como na adoção dos princípios desse setor na gestão das instituições públicas, com graves consequências ao trabalho docente. Adotamos o estudo de caso sendo escolhida a UFPA como lócus da pesquisa. Na coleta de dados, utilizamos fontes documentais e estatísticas. O estudo evidencia que, no âmbito das universidades federais, as ações governamentais introduzem mecanismos que intensificam o trabalho docente para atender às demandas de expansão no ensino de graduação e pós-graduação e o aproximam da lógica privado-mercantil.

Biografia do Autor

  • Vera Lucia Jacob Chaves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, coordenadora do GEPES/UFPA, pesquisadora da Rede Universitas/Br e bolsista produtividade do CNPq.
  • André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Amapá
    Professor Adjunto do Centro de Educação da UNIFAP, pesquisador do GEPES/UFPA e da Rede Universitas/Br

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Publicado

2015-12-17