POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO 2001-2010 E 2014-2024 - UMA ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS E ESCOLARES?

Autores

  • Claudia Valente Cavalcante PUC GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e162015333-350

Palavras-chave:

PNE 2014-2014, Políticas de Ação Afirmativa, Educação Superior.

Resumo

Este artigo analisa como as políticas de cotas nas universidades públicas brasileiras, previstas nos Planos Nacionais de Educação 2001-2010 e 2014-2024, foram impactadas pelas Conferências Internacionais para a educação superior de 1998, 2003 e 2009 Apresenta, também, uma discussão sobre as políticas de ações afirmativas na Educação Superior Brasileira com enfoque teórico em Bourdieu, principalmente, sobre as desigualdades sociais, escolares e meritocracia. 

Biografia do Autor

  • Claudia Valente Cavalcante, PUC GOIÁS
    Doutora em Educação, Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, ministrando as disciplinas de Monografia,  Educação e Trabalho e Cultura e Educação.

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Publicado

2015-12-17