A INSERÇÃO UNIVERSITÁRIA DOS ALUNOS/AS EGRESSOS/AS DO COLÉGIO ESTADUAL DIAS VELHO DA DÉCADA DE 1950

Autores

  • Norberto Dallabrida UDESC
  • Leticia Vieira

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e162015261-279

Palavras-chave:

Ensino Secundário, Colégio Estadual Dias Velho, Ensino Superior

Resumo

No Estado de Santa Catarina, o ensino secundário de caráter público e gratuito foi implantado de forma tardia e restrita. Apenas em 1950, com abertura do curso colegial no Colégio Estadual Dias Velho (CEDV), passou-se a oferecer educação secundária completa para as frações de classes não abastadas da capital catarinense. O presente trabalho propõe-se a compreender, em perspectiva bourdieusiana, a inserção dos/as ex-alunos/as do CEDV, da década de 1950, em cursos universitários. O corpus documental deste estudo foi constituído por questionários adaptados do trabalho Les effets d’une “éducation totale”, de Jean Pierre Faguer, e aplicados com os egressos. A formação secundária de qualidade oferecida pelo educandário público possibilitou, para a maioria quase absoluta dos egressos, uma efetiva inserção no Ensino Superior, mas com clara assimetria de gênero.

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Publicado

2015-12-17