ANÁLISE DO PROGRAMA DE LICENCIATURA INTERNACIONAL - PLI, NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Nayara Christine Souza Universidade Federal de Uberlândia- UFU
  • Gabriel Humberto Muñoz Palafox Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e182016417-430

Palavras-chave:

Internacionalização. Globalização. Ensino Superior.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é descrever e analisar aspectos da internacionalização da educação superior brasileira no contexto da globalização, e sua relação específica com a política desenvolvida no período 2010-2012 pelo Programa de Licenciatura Internacional (PLI), instituído oficialmente em 2010 pela CAPES. Para tanto, foi realizada uma análise quanti-qualitativa com base em pesquisa documental e bibliográfica. Em tese, as próprias Instituições de Ensino Superior (IES) avaliam internamente o impacto da vivência dos discentes na sua formação profissional. Entretanto, os critérios avaliativos do processo não são contemplados nos editais publicados pela CAPES, deixando em aberto e ambíguo os resultados esperados, para além do quantitativo de professores e discentes envolvidos no processo.

Biografia do Autor

  • Nayara Christine Souza, Universidade Federal de Uberlândia- UFU
    Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia -UFU
  • Gabriel Humberto Muñoz Palafox, Universidade Federal de Uberlândia
    Doutor em Educação e Professor da Universidade Federal de Uberlândia- UFU

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua