FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e162015418-437

Palavras-chave:

Formação Pedagógica na Educação Superior, Contradições, Dimensões Organizativas.

Resumo

Este artigo discute a formação pedagógica institucionalizada, para professores da Educação Superior, situando-a no âmbito de Políticas de Desenvolvimento Profissional Docente, que integrem formação com profissionalização. Consideramos, como categoria central de análise, a “contradição”, no contexto de uma práxis interpretativa, da realidade e de seu desenvolvimento, de natureza dialética. Vivemos em “tempo de contradições” político-sociais, econômicas e educacionais, geradas pela crise do capitalismo global, com implicações no contexto brasileiro. Assim, este artigo identifica contradições que incidem na organização de programas, projetos ou ações isoladas de formação pedagógica do professor em exercício na Educação Superior, revelando três dimensões – organização jurídico-política, construção pedagógica e produção organizacional - das políticas mencionadas, considerando discursos temáticos sobre formação pedagógica do professor da Educação Superior brasileira.

 

Biografia do Autor

  • Meirecele Calíope Leitinho, Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual do Ceará

    Meirecele Calíope Leitinho

    Doutora, com Pós-Doutorado. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

     

    Endereço: Rua Nunes Valente, 125/403. Bairro Meireles. CEP: 60125-070. Fortaleza – Ceará.

    Telefones de contato: (85)99985-2010; (85)3248-5914

    Email: [email protected]

  • Ana Maria Iorio Dias, Universidade Federal do Ceará

    Ana Maria Iorio Dias

    Doutora, com Pós-Doutorado. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

  • Ana Maria Iorio Dias, Universidade Federal do Ceará

    Ana Maria Iório Dias

    Doutora, com Pós-Doutorado. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

    Endereço: Rua Barão de Aratanha, 1020/2301. Bairro de Fátima. CEP: 60.050-071. Fortaleza – Ceará.

    Telefones de contato: (85)98734-1671; (85)99634-9460

    Email: [email protected]

Downloads

Publicado

2015-12-17