FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v9e162015418-437Palavras-chave:
Formação Pedagógica na Educação Superior, Contradições, Dimensões Organizativas.Resumo
Este artigo discute a formação pedagógica institucionalizada, para professores da Educação Superior, situando-a no âmbito de Políticas de Desenvolvimento Profissional Docente, que integrem formação com profissionalização. Consideramos, como categoria central de análise, a “contradição”, no contexto de uma práxis interpretativa, da realidade e de seu desenvolvimento, de natureza dialética. Vivemos em “tempo de contradições” político-sociais, econômicas e educacionais, geradas pela crise do capitalismo global, com implicações no contexto brasileiro. Assim, este artigo identifica contradições que incidem na organização de programas, projetos ou ações isoladas de formação pedagógica do professor em exercício na Educação Superior, revelando três dimensões – organização jurídico-política, construção pedagógica e produção organizacional - das políticas mencionadas, considerando discursos temáticos sobre formação pedagógica do professor da Educação Superior brasileira.
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