O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB NO CENÁRIO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v9e162015280-296Palavras-chave:
Educação Superior, Ensino de engenharia, Formação profissional, Currículo.Resumo
Este artigo se situa no campo de estudo das políticas para a Educação Superior, tendo como enfoque o Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no IFPB, Campus João Pessoa. Dois objetivos orientam a discussão: investigar a criação desse curso, em 2007, tomando como referências as políticas voltadas para a educação no início deste século; e analisar o projeto pedagógico desse curso, tendo como base as discussões sobre a necessidade de um enfoque humanístico na formação do engenheiro para o século XXI. Por meio de pesquisas bibliográfica e documental, constatamos que a matriz curricular do curso de Engenharia Elétrica do IFPB tem pouquíssima abertura às ciências humanas, apesar de no projeto pedagógico desse curso estar manifesto o seu compromisso em formar um engenheiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.
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