AS POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL E O CASO DOS ESTUDANTES NÃO TRADICIONAIS: REFLEXÕES SOBRE O DIREITO DOS ADULTOS À EDUCAÇÃO (SUPERIOR)

Autores

  • Rosanna Maria Barros Universidade do Algarve. Campus da Penha Estrada da Penha 8005 - 139 Portugal.
  • Sara Mónico Lopes Instituto Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e162015364-383

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Ensino Superior, Estudantes Não-tradicionais.

Resumo

Neste artigo de cariz analítico, propusemo-nos mapear alguns aspetos da evolução das políticas públicas de ensino superior em Portugal, usando as propostas teóricas de Pires (2014) e de Barroso, Carvalho, Fontoura e Afonso (2007), para refletir sobre a mais recente medida política que visou democratizar o acesso dos adultos (maiores de 23 anos) ao ensino superior ao mesmo tempo que visou atrair “novos públicos” para este setor do sistema nacional de ensino. Neste texto interessou-nos apresentar aspetos da dimensão simbólica das políticas públicas que captamos através de uma metodologia qualitativa. O argumento principal elaborado com base numa reflexão crítica sobre os resultados é que o direito dos adultos à educação pressupõe tanto a democratização do acesso como a democratização do sucesso, pelo que as medidas de política educativa pública que não comportem ação governativa em ambos os sentidos são insuficientes.

 

Biografia do Autor

  • Rosanna Maria Barros, Universidade do Algarve. Campus da Penha Estrada da Penha 8005 - 139 Portugal.

    ESEC

    Educação Social / Políticas de Educação de Adultos

  • Sara Mónico Lopes, Instituto Politécnico de Leiria
    Assistente do 2º Triénio

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Publicado

2015-12-17