DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO STRICTO SENSU

Autores

  • Amanda Pires Chaves Universidade de Sorocaba
  • Maura Maria Morita Vasconcellos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e162015457-472

Palavras-chave:

Ensino Superior, Docência Universitária, Stricto Sensu.

Resumo

O artigo tem como foco a formação para a docência universitária. O objetivo principal foi analisar ações e propostas relativas à formação docente para a Educação Superior na Pós-Graduação Stricto Sensu. Num estudo qualitativo, de caráter exploratório-descritivo, foram consultados, por meio de um questionário, alunos de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física. Como resultado, considera que o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu investigado, tem buscado aliar o equilíbrio entre a formação para o ensino e a formação para a pesquisa, mas, ainda assim, acaba por privilegiar a pesquisa, pressionado por políticas públicas e avaliações de caráter produtivo, que induzem à formação do pesquisador, relegando ao segundo plano a formação para a docência em si. Evidencia a necessidade de maior investimento da Pós-Graduação na formação para a docência.

Biografia do Autor

  • Amanda Pires Chaves, Universidade de Sorocaba
    Licenciada em Edcação Física. Mestre em Educação e Doutoranda em Educação.

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Publicado

2015-12-17