O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ENCONTROS E DESENCONTROS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPAM DESTE PROCESSO

Autores

  • Fabiano Furlan Univille - Universidade da Região de Joinville
  • Sônia Maria Ribeiro Univille - Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e162015384-398

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino Superior, Necessidades Especiais.

Resumo

O estudo em questão foi desenvolvido em uma universidade catarinense. O objetivo foi investigar o processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais (NE) da matrícula ao acolhimento em sala de aula. A amostra teve a seguinte composição: um gerente da Central de Atendimento Acadêmico da instituição, três professores/chefes de departamento e três acadêmicos com deficiências. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise de dados a partir de abordagem qualitativa. Os dados revelam a iniciativa da universidade em identificar os acadêmicos com NE logo no ato da matrícula. A postura dos chefes de departamento alternou, indo da isenção de responsabilidades à participação ativa no processo de inclusão. Os acadêmicos manifestam a disposição de participarem do processo de inclusão na universidade.

Biografia do Autor

  • Fabiano Furlan, Univille - Universidade da Região de Joinville
    Psicólogo - Coordenador do Serviço de Psicologia - SPsi Univille. Pós-graduando em Teroria Psicanalítica.
  • Sônia Maria Ribeiro, Univille - Universidade da Região de Joinville
    Professora do curso de Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville.

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Publicado

2015-12-17