RESPONSABILIDADE SOCIAL DA UNIVERSIDADE: UMA LEITURA NA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v9e162015351-363Palavras-chave:
Responsabilidade Social, Universidade Comunitária, Associativismo, formação de professoresResumo
A Região Oeste foi a última área do Estado de Santa Catarina a ser colonizada (início do século XX). A dinâmica que se estabeleceu desde o início da colonização da Região se caracterizou pela predominância das iniciativas comunitárias na organização da vida socioeconômica e cultural da população. O sonho de trazer o Ensino Superior para o interior do estado de Santa Catarina teve seu marco com a criação da primeira instituição de ensino superior no final da década de 1970. Após intensa mobilização da Sociedade Regional, adotou-se a universidade comunitária como sendo a ideal, face seu compromisso com a responsabilidade social. A partir dos esforços individuais e coletivos, nasceu a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Ao longo das últimas décadas a instituição zelou no campo epistemológico pela construção, transmissão e conservação do conhecimento. No campo da pesquisa e extensão procurou respostas para os problemas teóricos e práticos do tempo e do lugar nos quais se insere e é parte. O modelo comunitário de instituição buscou seu fortalecimento na região, mostrando suas características primordiais e suas diferenças em relação àquelas mantidas pelo poder público e, também, àquelas instituições estritamente privadas. O presente artigo, enfoca a experiência e o compromisso Social do programa de Pós Graduação mestrado em Educação da UNOESC (Stricto sensu), através de dois projetos de forte impacto social e na formação de professores da Educação Básica dos 118 municípios da mesorregião Oeste de Santa Catarina/ Brasil.
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