ENTRE OS SABERES E PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL- UM ESTUDO SOBRE OS CUIDADOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v9e15201563-79Palavras-chave:
Educação, Educação infantil, PráticasResumo
O propósito deste artigo é conhecer a percepção das professoras sobre a organização do trabalho pedagógico na educação infantil e apontar as ações que envolvem os cuidados como elemento fundamental nas ações interações humanas, ou seja, entre professoras e crianças. Ainda que pouco discutido na literatura, pode-se afirmar que há uma beleza invisível no ato de cuidar, sobretudo nos gestos que acolhem, que confortam, que respeitam e que humanizam os pequenos. Por outro lado, há uma supremacia dos aspectos ditos educativos não só determinados na legislação, mas, impregnados nos discursos; conceitos esses esvaziados pela falta de entendimento acerca da sua concretude na prática cotidiana.
Palavras-chave: Professora; Trabalho Pedagógico; Cuidados; Criança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.