ENTRE OS SABERES E PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL- UM ESTUDO SOBRE OS CUIDADOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Jaqueline Delgado Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e15201563-79

Palavras-chave:

Educação, Educação infantil, Práticas

Resumo

O propósito deste artigo é conhecer a percepção das professoras sobre a organização do trabalho pedagógico na educação infantil e apontar as ações que envolvem os cuidados como elemento fundamental nas ações interações humanas, ou seja, entre professoras e crianças. Ainda que pouco discutido na literatura, pode-se afirmar que há uma beleza invisível no ato de cuidar, sobretudo nos gestos que acolhem, que confortam, que respeitam e que humanizam os pequenos. Por outro lado, há uma supremacia dos aspectos ditos educativos não só determinados na legislação, mas, impregnados nos discursos; conceitos esses esvaziados pela falta de entendimento acerca da sua concretude na prática cotidiana.

 

Palavras-chave: Professora; Trabalho Pedagógico; Cuidados; Criança.

Biografia do Autor

  • Jaqueline Delgado, Universidade Estadual de Londrina
    Doutora em Educação. Docente no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2015-06-30