FORMAÇÃO CONTINUADA: A SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS NO USO DA TECNOLOGIA DIGITAL DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023426-444Palavras-chave:
Tecnologia Digital da informação e comunicação, Obstáculo Epistemológico, Obstáculo Didático, Educação BásicaResumo
As constantes transformações, principalmente a tecnológica, exigem do educador um repensar do processo ensino-aprendizagem e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar. A abordagem da pesquisa é qualitativa, quanto aos objetivos exploratória e aos procedimentos bibliográfica. Nos procedimentos de coleta de dados elenca-se a Revisão Sistemática (RS). Entende-se serem os cursos de formação continuada vigorosos na superação dos obstáculos epistemológicos e didáticos, assim, a RS foi empreendida com o objetivo de identificar estratégias e métodos utilizados. Os indícios apresentados, nas publicações selecionadas, apontam para a falta de estrutura curricular na formação dos professores no que diz respeito à prática pedagógica com o uso da TDIC; a precariedade na estrutura de internet e a carência de políticas públicas voltadas para a formação dos professores. Os anseios, a resistência, a disponibilidade e o interesse dos professores no uso da TDIC em suas práticas encontram-se presentes nos relatos apontando para um obstáculo epistemológico e didático ainda latente no dia a dia da escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.