FORMAÇÃO CONTINUADA: A SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS NO USO DA TECNOLOGIA DIGITAL DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Eliane Damian De Bona de Oliveira Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023426-444

Palavras-chave:

Tecnologia Digital da informação e comunicação, Obstáculo Epistemológico, Obstáculo Didático, Educação Básica

Resumo

As constantes transformações, principalmente a tecnológica, exigem do educador um repensar do processo ensino-aprendizagem e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar. A abordagem da pesquisa é qualitativa, quanto aos objetivos exploratória e aos procedimentos bibliográfica. Nos procedimentos de  coleta de dados elenca-se a Revisão Sistemática (RS). Entende-se serem os cursos de formação continuada vigorosos na superação dos obstáculos epistemológicos e didáticos, assim, a RS foi empreendida com o objetivo de identificar estratégias e métodos utilizados. Os indícios apresentados, nas publicações selecionadas, apontam para a falta de estrutura curricular na formação dos professores no que diz respeito à prática pedagógica com o uso da TDIC; a precariedade na estrutura de internet e a carência de políticas públicas voltadas para a formação dos professores. Os anseios, a resistência, a disponibilidade e o interesse dos professores no uso da TDIC em suas práticas encontram-se presentes nos relatos apontando para um obstáculo epistemológico e didático ainda latente no dia a dia da escola.

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Publicado

2024-01-25

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua