Da disseminação da cultura de avaliação educacional: estudo sobre a institucionalização do Enem

Autores

  • Maria Angélica Pedro Minhoto

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v1e1200867-85

Palavras-chave:

ENEM, Terceirização, Cultura de avaliação

Resumo

O artigo tem como objetivo examinar as implicações da terceirização das responsabilidades por elaborar, operacionalizar e divulgar os resultados do ENEM. Destaca, inicialmente, a cultura de avaliação fomentada pelas agências responsáveis pelo exame, os arranjos institucionais e o jogo de forças que envolveram a realização do exame, em suas três primeiras edições. Considerando que a terceirização de serviços a instituições privadas implica a inscrição de políticas públicas no âmbito do mercado, examina também os processos de licitação para selecionar a empresa responsável por realizar o ENEM, nos anos de 2003 e 2004. Constata que, apesar de a relação entre poder público e instituições privadas ser tratada pelas partes como vantajosa, manifestam-se contradições e problemas importantes no processo de terceirização do exame.

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Publicado

2008-06-30

Edição

Seção

Artigos