APRESENTAÇÃO

Autores

  • Tânia Mara Cruz Unisul
  • Joana Célia dos Passos UFSC

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e1320142-7

Resumo

Nas últimas duas décadas a educação brasileira tem sido fortemente influenciada pelas discussões sobre gênero e educação e o volume de pesquisas sobre a temática tem adquirido consistência e vigor. A partir dos diálogos entre movimentos sociais, educadores/as e pesquisadores/as, particularmente em relação às reivindicações dos movimentos étnico-raciais, LGBTT e suas interfaces com os movimentos feministas, diferentes instâncias educacionais têm buscado articular estas temáticas na compreensão da diversidade dos sujeitos que compõem o espaço educativo, na análise e formulação da política curricular e da formação docente. Esse movimento histórico tem se refletido na incorporação da temática de gênero e raça/etnia pela linha de pesquisa de Educação, Cultura e Sociedade inserida no Mestrado em Educação em nossa universidade. É neste contexto que se insere o presente dossiê cujo objetivo é apresentar pesquisas em educação que tratam das relações de gênero, das relações étnico-raciais e da diversidade sexual.

Biografia do Autor

  • Tânia Mara Cruz, Unisul

    Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).


  • Joana Célia dos Passos, UFSC

    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2014-06-16