Editorial

Autores

  • Leonete Luzia Schmidt Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
  • Gilvan Luiz Machado Costa Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
  • Letícia Carneiro Aguiar Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
  • Márcia Buss Simão Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e020141

Resumo

Editorial do Dossié Estudos em Educação Matemática com fundamentos na Teoria Histórico-Cultura.

Biografia do Autor

  • Leonete Luzia Schmidt, Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação e história da educação de Santa Catarina; Educação básica; políticas públicas para educação; alfabetização. Coordenadora de um projeto de pesquisa do Programa Observatório da Educação - CAPES/OBEDUC
  • Gilvan Luiz Machado Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
    raduado em Matemática-Licenciatura pela Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (1986). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Realizou Pós-Doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais (2009-2010). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina-Unisul. Leciona, também, nos cursos de Pedagogia e Matemática-Licenciatura da referida Universidade.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: Trabalho docente e valorização dos profissionais da educação. Financiamento e gestão da educação básica. Relações entre o público e o privado no campo educacional. Ensino médio no Brasil.
  • Letícia Carneiro Aguiar, Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1992), graduação em Pedagogia e Serviço Social. Professora de Tempo Integral na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, lecionando em cursos de graduação e pós-graduação, sendo Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/Curso de Mestrado. Pesquisadora da área da Educação desenvolvendo estudos sobre: História e Política Educacional; Formação de Professores; Ontologia, Epistemologia e Pesquisa. Integra o Grupo de Pesquisa Política e Gestão da Educação/UNISUL/CNPq, coordenado pela Dra. Maria da Graça Nóbrega Bollmann.
  • Márcia Buss Simão, Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
    Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento de produção sobre educação e infância, pesquisa etnográfica com crianças pequenas,formação de professores, cotidiano e organização dos espaços e tempos, relações sociais e ação social das crianças, dimensão corporal, relações de gênero e brincadeiras.

Downloads

Publicado

2014-03-20