PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023301-317Palavras-chave:
Práticas de Letramentos; Alfabetização; Ensino de Língua Portuguesa.Resumo
Este texto traz uma discussão acerca das práticas de letramentos, da alfabetização e do ensino de Língua Portuguesa (LP). O objetivo é refletir sobre as concepções teóricas que norteiam as práticas de leitura e de escrita no contexto escolar. A construção teórica encontra-se fundamentada nos estudos de Soares (1998, 2003; 2004; 2020), de Street (1984; 2013; 2014), de Terra (2013) e de Kleiman (1995), dentre outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir do qual se analisou eventos de letramentos durante as aulas de LP. As análises revelaram indícios da influência dos pressupostos do modelo autônomo de letramento nas práticas de letramentos conduzidas por uma professora alfabetizadora, que implicaram na forma como as atividades de leitura e de escrita e os textos e foram trabalhados em sala de aula, desvinculados dos diversos contextos sociais das práticas de letramentos e dos usos linguísticos.
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