PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Aleph Danillo Silva Feitosa Ufal
  • Yana Liss Soares Gomes
  • Adriana Cavalcanti dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023301-317

Palavras-chave:

Práticas de Letramentos; Alfabetização; Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

Este texto traz uma discussão acerca das práticas de letramentos, da alfabetização e do ensino de Língua Portuguesa (LP). O objetivo é refletir sobre as concepções teóricas que norteiam as práticas de leitura e de escrita no contexto escolar. A construção teórica encontra-se fundamentada nos estudos de Soares (1998, 2003; 2004; 2020), de Street (1984; 2013; 2014), de Terra (2013) e de Kleiman (1995), dentre outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir do qual se analisou eventos de letramentos durante as aulas de LP. As análises revelaram indícios da influência dos pressupostos do modelo autônomo de letramento nas práticas de letramentos conduzidas por uma professora alfabetizadora, que implicaram na forma como as atividades de leitura e de escrita e os textos e foram trabalhados em sala de aula, desvinculados dos diversos contextos sociais das práticas de letramentos e dos usos linguísticos.

Biografia do Autor

  • Yana Liss Soares Gomes

    Professora Adjunta do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na linha de pesquisa Educação e Linguagem. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Leitura, da Escrita e de Literatura (GELLITE/CNPq).Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

  • Adriana Cavalcanti dos Santos

    Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto - Portugal; Doutora em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Mestra em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Especialista em Avaliação Educacional de Língua Portuguesa (UFPE), Especialista em Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa (UPE); Licenciada em Pedagogia (UPE) e Licenciada em Letras pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação. Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Avaliadora ad hoc de Cursos Superiores (BASIs/INEP/MEC). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento; Leitura, escrita e multiletramentos; Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2023-12-24