IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023356-373

Palavras-chave:

Políticas educacionais; Formação continuada; Alfabetização; Letramento; Professor(a) alfabetizador(a).

Resumo

A alfabetização e o letramento são processos indissociáveis, sendo imprescindível propiciar à criança condições de aprendizagem para o exercício da cidadania. Contudo, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) imposta pelo governo federal em 2019 trouxe muitos retrocessos. Neste artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou o enfoque dado pelos pesquisadores sobre a PNA, focalizando nesse texto as implicações na formação do(a) alfabetizador(a). Numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico foram levantados 42 artigos no Portal de Periódicos da CAPES e categorizados a partir da análise de conteúdo da vertente francesa de Laurence Bardin. Dentre outros aspectos constatou-se um silenciamento do letramento com a homogeneização de um ensino mecânico e padronizado, bem como uma formação desvinculada das necessidades formativas do(a) professor(a). Urge, portanto, assegurar uma formação continuada que garanta autonomia e trabalho colaborativo nas escolas.

Biografia do Autor

  • Lara Iris Jones dos Santos Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

  • Aline Cristine Androlage Mercado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Professora da Rede Municipal de Ensino de Corumbá-MS

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Publicado

2023-12-24