DO MUNDO DAS IDEIAS AO MUNDO DIGITAL PARA UMA EXPERIÊNCIA REAL:

ANÁLISE CRÍTICA DE UM APLICATIVO EDUCACIONAL PARA A PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

  • Humberto José Baia Neto Secretaria Municial de Educação de Ananindeua, Pará
  • Sebastião Rodrigues-Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) https://orcid.org/0000-0003-4254-6960

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023318-336

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Aplicativo educacional, Ensino Fundamental, Práticas pedagógicas

Resumo

Nesta investigação, buscamos compreender como o desenvolvimento e a implementação de um aplicativo educacional mobiliza o processo de alfabetização e letramento de crianças no primeiro ano de escolarização fundamental. Apropriamo-nos da abordagem da pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, para a qual foram tratados os dados por meio da experiência no desenvolvimento do aplicativo e a investigação da própria prática pedagógica. Da análise emergiram duas dimensões de análise: (i) do mundo virtual à experimentação real: implementando a tecnologia educacional em sala de aula; e, (ii) análise crítica da experiência pedagógica para a prática docente. Os resultados apontam as inter-relações professor-aluno, a interatividade no processo de letramento e as práticas de alfabetização a partir da dinamicidade pedagógica do uso do aplicativo em sala de aula.  

Biografia do Autor

  • Humberto José Baia Neto, Secretaria Municial de Educação de Ananindeua, Pará

    Especialista em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino Básico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2014). Atualmente é professor titular da Secretaria Municipal de Ananindeua.

  • Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

    Doutor em Educação em Ciências (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Mestre em Docência em Educação em Ciências (UFPA). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação (UEPA). Licenciado em Pedagogia (UNAMA) e em Ciências Naturais - Física (UEPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Educação em Ciências, atuando nos seguintes temas: Ensino de Física, Educação CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências, Pesquisa Narrativa, Análise Textual Discursiva e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2023-12-24