DO MUNDO DAS IDEIAS AO MUNDO DIGITAL PARA UMA EXPERIÊNCIA REAL:
ANÁLISE CRÍTICA DE UM APLICATIVO EDUCACIONAL PARA A PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023318-336Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Aplicativo educacional, Ensino Fundamental, Práticas pedagógicasResumo
Nesta investigação, buscamos compreender como o desenvolvimento e a implementação de um aplicativo educacional mobiliza o processo de alfabetização e letramento de crianças no primeiro ano de escolarização fundamental. Apropriamo-nos da abordagem da pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, para a qual foram tratados os dados por meio da experiência no desenvolvimento do aplicativo e a investigação da própria prática pedagógica. Da análise emergiram duas dimensões de análise: (i) do mundo virtual à experimentação real: implementando a tecnologia educacional em sala de aula; e, (ii) análise crítica da experiência pedagógica para a prática docente. Os resultados apontam as inter-relações professor-aluno, a interatividade no processo de letramento e as práticas de alfabetização a partir da dinamicidade pedagógica do uso do aplicativo em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.