RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE INTERROGANDO PROFESSORES(AS): PERSPECTIVAS QUEER SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Glenda Cristina Valim de Melo Cristina Valim de Melo
  • Luciana Lins Rocha
  • Paulo Melgaço da Silva Júnior

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v7e122013237-255

Resumo

Este artigo objetiva discutir como as teorias queer podem ser articuladas à discussão sobre raça no âmbito da educação, focalizando, especialmente, a formação pré e em serviço de professores(as) de línguas e de educação artística. Para tal, apresentamos um breve histórico sobre a Lei 10.639 e nos embasamos nos pressupostos das teorias queer para discutir raça e educação. Resultados de três pesquisas ilustram nossa perspectiva de que é relevante considerar a raça na perspectiva queer, já que ela pode contribuir na efetivação da Lei 10.639 e reinventar negros(as) como sendo perpassados por raça, gênero, sexualidade, etc. Observamos também que é relevante inserir nos currículos, programas e projetos pedagógicos de licenciaturas diversas a discussão sobre a questão racial e todo o trabalho pedagógico que pode ser realizado pelo docente com o intuito de desconstruir os discursos hegemônicos de raça e outros que continuam a aprisionar negros e negras.

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Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

Artigos