O CONCEITO DE EDUCAÇÃO E DE EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise a partir das publicações acadêmicas relacionadas a matemática

Autores

  • Verena WIGGERS Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e02014102-120

Palavras-chave:

Educação, Pré-Escolar, Currículo, Prática de Ensino, Matemática

Resumo

Este texto foi estruturado a partir de uma pesquisa mais ampla, a qual teve como principal objetivo identificar os principais aportes teóricos e metodológicos que fundamentam as produções acadêmicas que versam sobre propostas e práticas pedagógicas para creches e pré-escolas, de modo particular, no que se refere à apropriação dos conhecimentos matemáticos. A base documental utilizada foi produzida no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica entre o Ministério de Educação – MEC – e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Para sua realização utilizou-se da análise de conteúdo.  Como referencial teórico empregou-se, sobretudo, os fundamentos da teoria histórico-cultural e da teoria da atividade. Os resultados apontam para similaridades e divergências entre a referida teoria e indicam para o uso de diferentes referenciais teóricos que, por vezes, se completam e, por vezes, se rebatem.

Biografia do Autor

  • Verena WIGGERS, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina - NDI/CED/UFSC

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Publicado

2014-03-20