ESTUDO SOBRE: A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO CURSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA FACULDADE ATUAL DA AMAZÔNIA

Autores

  • RONALDO NUNES NETO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
  • Héctor José García Mendoza Universidade Estadual de Roraima
  • OSCAR TINTORER DELGADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e02014157-172

Palavras-chave:

Teoria da Atividade, Sistemas de Equações Lineares, ASP.

Resumo

Este artigo tem como objetivo central o estudo sobre a Atividade de Situações Problema em Sistema de Equações Lineares numa disciplina. Os sujeitos da amostra da pesquisa foram 55 estudantes. O processo metodológico tem caráter qualitativo realizado mediante a aplicação de provas de lápis e papel como instrumento. Todavia, sua análise explicativa está fundamentada nas ações da Atividade de Situações Problema em Matemática (ASPM), na Teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin e nos princípios de resolução de problemas matemáticos de Polya. Como resultado observou-se que os estudantes não resolveram as questões de forma significativa e quando resolviam era de forma empírica.

Biografia do Autor

  • RONALDO NUNES NETO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
    PROFESSOR PESQUISADOR
  • Héctor José García Mendoza, Universidade Estadual de Roraima
    Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Brasil.
  • OSCAR TINTORER DELGADO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
    PROFESSOR PESQUISADOR

Downloads

Publicado

2014-03-20