PODPESQUISA: ANÁLISE EDUCATIVA DE UMA PESQUISA SOBRE PODCASTS

Autores

  • Dr. Eugênio Paccelli Aguiar Freire (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v7e112013149-167

Palavras-chave:

Metodologia, Tecnologia educacional, Tecnologia de oralidade, Oralidade digital.

Resumo

Até o ano de 2012, o uso brasileiro do podcast foi examinado estatisticamente por uma única iniciativa: a Podpesquisa. Em vista de tal carência, emerge a necessidade de investigação da pesquisa supracitada, a fim de verificar-se a validade e a relevância educativa de seus dados. Esta investigação consiste no objetivo do presente artigo, no qual, inicialmente, será desvelada a metodologia da Podpesquisa para, em seguida, analisar seu questionário a partir de uma observação quantitativa dos pontos que aborda. Por fim, os resultados do projeto investigado serão analisados e relativizados aos de outros levantamentos em âmbito tecnológico. Ao final, foram verificadas fragilidades na Podpesquisa; entretanto, constatou-se que essas não implicaram no comprometimento pleno daquela iniciativa, que demonstrou configurar fonte de dados válida e relevante para o pensamento educativo.

Downloads

Publicado

2013-09-14

Edição

Seção

Artigos