PERFIL DAS SALAS DE RECURSOS: CONSTRUINDO UMA LEITURA ACERCA DAS POLÍTICAS RECENTES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v7e11201383-95Palavras-chave:
Educação Especial, Políticas Públicas, Inclusão Escolar, Deficiência.Resumo
Este trabalho traça um quadro das salas multifuncionais em atividade no município de Marabá, Pará, Brasil, abrangendo o perfil das professoras, estrutura física e equipamentos em uso. Os instrumentos de pesquisa foram questionários, entrevistas e relatos orais. Como resultados, a pesquisa mostrou que a maioria das professoras é graduada em Pedagogia e cursa pós-graduação; que as salas multifuncionais estão estruturadas dentro do modelo proposto pelo MEC, embora nem todos os equipamentos estejam em funcionamento; que as equipes de AEE (Atendimento Educacional Especializado) são compostas de duas ou três pessoas, todas do campo pedagógico; e que profissionais de outras áreas atuam apenas na etapa de diagnóstico e encaminhamento. Conclui-se que o perfil militante das professoras faz com que elas busquem superar limitações, investindo na própria formação e na formação dos demais colegas.
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