UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL

Autores

  • Dr. Marcos Antonio Macedo Chagas (ISERJ/FTESM)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v7e11201340-65

Palavras-chave:

Escola Unitária, Capitalismo, Escola Desinteressada, Educação Popular.

Resumo

No instante em que celebramos os dez anos da Lei 10.639/03 como avanço da relação ensino-aprendizagem no espaço escolar, privilegiando os elementos epistemológicos presentes na cultura Afro-Brasileira, entendemos que a complexidade dessas linhas devam se colocar para além da interioridade da sala de aula, demandando – no bojo das lutas populares – a conquista de uma escola unitária e desinteressada. Em meio à escola dual que se projetou no Brasil, teremos imensas dificuldades para transformar em práxis as conquistas legais de teor popular democrático. Este texto busca discutir os nexos históricos dessa escola unitária por-se-fazer, frente à necessidade dos povos excluídos do direito à Educação ante os interesses contrários do estado de cunho liberal.

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Publicado

2013-09-14

Edição

Seção

Artigos