Da leitura das palavras à leitura de mundo: o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v5e02012176-190Palavras-chave:
Geografia escolar, Concepção de ensino de geografia, Alfabetização e letramentoResumo
O presente artigo tem por finalidade discutir os resultados da pesquisa sobre o ensino de Geografia realizado nas escolas públicas de Tubarão, campos de Estágio e parceiras na formação de professores, principalmente dos anos iniciais do ensino fundamental da Universidade do Sul de Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada por estudantes do curso de Pedagogia que entrevistaram um total de 22 pedagogos ou profissionais que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. As concepções de ensino de geografia, tradicional e crítica são discutidas a partir dos resultados. A análise remonta ao papel fundamental da ciência geográfica no processo de alfabetização e letramento ea prática contraditória dos currículos escolares.Downloads
Publicado
2012-12-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.