Segregação, raça, cor e políticas de cotas nas universidades brasileiras: breves reflexões

Autores

  • Paulo César Marques de Andrade Santos
  • Rosilda Arruda Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e02012283-303

Palavras-chave:

Segregação, raça, cor, políticas de cotas, universidades

Resumo

No presente trabalho pretende-se elaborar breves reflexões sobre a configuração do  processo de segregação relacionada à raça, cor e classe social no Brasil desde a colonização até os nossos dias, bem como destacar como nos anos recentes a temática vem sendo tratada por meio das políticas públicas educacionais. Nesse panorama, observam-se que as questões raciais, principalmente o preconceito de cor, presentes na colônia e no império por conta do sistema escravagista que separam senhores e escravos, migram para a república e se estabelecem entre pobres e ricos na sociedadade de classes. Mais recentemente, a partir da Convenção de Durban (2001), o país assume seu passado de discriminação racial e procura estabelecer políticas para reduzir os déficits sociais produzidos nas origens de sua formação histórica decorrentes da estreita relação entre pobreza e escravidão. Para compor as reflexões, esse texto foi escrito a partir do diálogo entre alguns autores que discutem essa temática e dados estatísticos disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Biografia do Autor

  • Paulo César Marques de Andrade Santos
    Doutorando em cotutela do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Assistente de Investigação da Rede Iberoamericana de Investigação na Educação Superior – RIAIPE3.Doutorando em Ciências da Educação da Universidade de Lyon2 França
  • Rosilda Arruda Ferreira
    Professora Doutora Associada da Universidade Federal da Bahia.  Coordenadora da equipe UFBA integrante da Rede Iberoamericana de Investigação em Educação Superior – RIAIPE 3

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Publicado

2012-11-22

Edição

Seção

Artigos