Cenário da educação básica: (im) possibilidades de inclusão?
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v5e02012261-282Palavras-chave:
Educação básica, equidade, inclusão social, avaliaçãoResumo
Este artigo pretende colaborar com os estudos de equidade e coesão social, tratando a temática a partir de questionamentos: quais alterações aconteceram no cenário da educação básica brasileira e baiana na primeira década do século XXI? Quais as políticas públicas de inclusão e equidade implantadas no período? Como metodologia, são trabalhados os índices de acesso e os de qualidade da educação básica, desde a educação infantil até o Ensino Médio, fornecidos pelo Ministério de Educação e Cultura, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Foi verificado que não se pode afirmar que a educação básica, embora tenha evoluído tanto em instrumentos de inclusão como em qualidade, seja um espaço de equidade e que a qualidade do ensino a qualifica como sendo de um País e Estado com índices semelhantes aos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento.Downloads
Publicado
2012-11-22
Edição
Seção
Artigos
Licença
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.