Cenário da educação básica: (im) possibilidades de inclusão?

Autores

  • Maria Cristina Elyote Marques Santos
  • Paulo César Marques de Andrade Santos
  • Jean-Claude Régnier

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e02012261-282

Palavras-chave:

Educação básica, equidade, inclusão social, avaliação

Resumo

Este artigo pretende colaborar com os estudos de equidade e coesão social, tratando a temática a partir de questionamentos: quais alterações aconteceram no cenário da educação básica brasileira e baiana na primeira década do século XXI? Quais as políticas públicas de inclusão e equidade implantadas no período? Como metodologia, são trabalhados os índices de acesso e os de qualidade da educação básica, desde a educação infantil até o Ensino Médio, fornecidos pelo Ministério de Educação e Cultura, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Foi verificado que não se pode afirmar que a educação básica, embora tenha evoluído tanto em instrumentos de inclusão como em qualidade, seja um espaço de equidade e que a qualidade do ensino a qualifica como sendo de um País e Estado com índices semelhantes aos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento.

Biografia do Autor

  • Jean-Claude Régnier
    UMR 5191 ICAR – Université de Lyon – Lyon2

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Publicado

2012-11-22

Edição

Seção

Artigos