O currículo como instrumento de coesão social: revisão da teoria e avaliação da prática

Autores

  • Sandro Coelho Moreira Pinto
  • Alexandre Franco Aranha

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e02012216-237

Palavras-chave:

Educação, Currículo, Coesão Social

Resumo

O artigo propõe-se a revisar o referencial teórico sobre o currículo, assim como a sua aplicação prática em determinada IES enquanto instrumento de coesão social. Para tanto, apresenta referencial teórico sobre o tema, com a contribuição de diversos autores, mas com lastro na obra de Tomaz Tadeu da Silva, e apresenta resultados de pesquisa realizada com docentes da IES selecionada, que confirmam o uso prático do currículo enquanto instruimento de coesão social. Concluindo então, perante os resultados obtidos na pesquisa realizada, que o currículo serve sim desde os dias atuais, tendo potencial para ampliar a sua ação como instruimento da almejada coesão social.

Biografia do Autor

Sandro Coelho Moreira Pinto

Faculdade Dom Pedro II, Rua Alexandrina Ramalho, 378/602, Candeal, Salvador, Bahia, 40296-23

Alexandre Franco Aranha

Faculdade Dom Pedro II, Av Estados Unidos, 20, Comércio, Salvador, Bahia, 40010-020

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Publicado

2012-11-22

Edição

Seção

Artigos