Equidade e coesão social na perspectiva da educação e desenvolvimento científico e tecnológico

Autores

  • Nadia Hage Fialho
  • Maria Cristina Elyote Marques Santos
  • Maria Izabel Quadros Vivas

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e02012184-200

Palavras-chave:

equidade, coesão social, educação, desenvolvimento científico e tecnológico.

Resumo

Este artigo contempla uma reflexão a respeito da equidade e da coesão social na perspectiva da educação e do desenvolvimento científico e tecnológico. Trata-se de uma abordagem preliminar, um ensaio, em busca de fatores que, por alguma razão, parecem influenciar as relações entre esses termos e gerar implicações sobre o ambiente em que os mesmos se expressam (escola, sistemas de ensino, municípios, regiões). O artigo conta com quatro seções (Introdução; Equidade e Coesão Social: Educação e Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Conclusões), seguindo uma abordagem que, inicialmente, tratar de explicitar a variedade de significados atribuídos a essas categorias, seguindo-se reflexões acerca da natureza da relação que se estabelece entre educação e desenvolvimento, compreendida como de interdependência. A abordagem é ilustrada com referências a documentos e dados históricos do panorama passado e atual, no contexto da realidade brasileira. As análises sugerem que infraestrutura é o elemento potencialmente mais forte na relação entre educação e desenvolvimento, e indicam ser imprescindível considerar o meio técnico-cientifico como fator estruturante de ambos os campos: educação e desenvolvimento científico e tecnológico.

Biografia do Autor

  • Nadia Hage Fialho
    Doutora em Educação pela Universidade federal da Bahia (UFBA), 2000. Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora titular plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora da linha de pesquisa Gestão da Educação e Redes Sociais. Professora do programa de pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação; Educação e Contemporaneidade.
  • Maria Cristina Elyote Marques Santos
    Doutoranda em cotutela em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pela Universidade Lumière Lyon2 - França
  • Maria Izabel Quadros Vivas
    Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Downloads

Publicado

2012-11-22

Edição

Seção

Artigos