A educomunicação como princípio indissociável da extensão universitária, do protagonismo juvenil e da coesão social: o caso da rede coque vive.

Autores

  • Doriele Andrade-Duvernoy
  • Jean-Claude Régnier

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e02012149-164

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Educomunicação, Protagonismo Juvenil, Coesão Social, Rede Coque Vive

Resumo

Este artigo visa a discutir a importância da intersecção entre a extensão universitária e os princípios da educomunicação. Extensão universitária e educomunicação se entrelaçam, atendendo às exigências de formação universitária. Para ilustrar estas discussões, apresentaremos o projeto de extensão “Coque Vive: comunicação, educação e cultura” (UFPE-Recife). As ações desenvolvidas nesse projeto de extensão nos permitiram identificar como os princípios da educomunicação podem contribuir no enriquecimento das ações extensionistas, na promoção do protagonismo juvenil e da coesão social. A criação de ecossistema comunicativo visa a estabelecer uma linguagem comum entre a educação e a comunicação, numa busca constante de novas formas de ação e de novas experiências de formação e transformação. Essa perspectiva pode oferecer elementos necessários à reflexão sobre as políticas públicas de extensão universitária.

Biografia do Autor

  • Doriele Andrade-Duvernoy
    Doutora em Educação pela Universidade Lumière Lyon2
  • Jean-Claude Régnier
    UMR 5191 ICAR – Université de Lyon – Lyon2

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Publicado

2012-11-22

Edição

Seção

Artigos