APRENDENDO COM A NATUREZA: UMA REVISÃO SOBRE NATURE-BASED SOLUTIONS (NBS)

Autores

  • Paula Nogueira Rodrigues Universidade Federal de Lavras
  • Valderí de Castro Alcântara Universidade do Estado de Minas Gerais - campus Cláudio
  • Érica Aline Ferreira Silva Yamamoto Universidade Federal de Lavras
  • Alyce Cardoso Campos Universidade Federal de Lavras
  • Ananda Silveira Bacelar Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e12021417-436

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Soluções Sustentáveis, Bibliometria

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever como se configura o campo de pesquisas científicas sobre Nature-Based Solutions (NBS). Este trabalho é uma revisão bibliométrica de literatura. A revisão bibliométrica utiliza dados quantitativos para analisar a produção bibliográfica sobre um determinado tema e ajuda os pesquisadores a encontrarem trabalhos relevantes, concentrações de pesquisas e temas em que os estudos estão focados, países proeminentes na área de pesquisa, palavras-chave e autores mais citados, obras mais referenciadas, entre outros aspectos. No que tange aos procedimentos metodológicos, utilizamos a proposta de sistematização de Prado et al. (2016). Concluímos que as pesquisas sobre NBS ainda são incipientes, mas que apresentaram crescimento nos últimos anos. Os estudos destacam a possibilidade de aplicação em diferentes áreas como crise hídrica, agricultura, infraestrutura verde e mudanças climáticas. No final, destacamos a pertinência de pesquisas no Campo de Públicas e de Ciências Administrativas sobre soluções baseadas na natureza e as possibilidades do desenvolvimento de políticas públicas a partir desta ótica. Enfim, desenvolver a NBS é ter em mente que a própria natureza é a solução para os problemas.

Biografia do Autor

  • Paula Nogueira Rodrigues, Universidade Federal de Lavras
    Atualmente trabalha na área de Logística no setor privado em Lavras - MG. Graduada em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). 
  • Valderí de Castro Alcântara, Universidade do Estado de Minas Gerais - campus Cláudio
    Atualmente é professor e coordenador do curso de Administração da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Cláudio. Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - campus de Rio Paranaíba.
  • Érica Aline Ferreira Silva Yamamoto, Universidade Federal de Lavras

    Atualmente doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em Administração e graduada em Administração Pública também pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

  • Alyce Cardoso Campos, Universidade Federal de Lavras

    Atualmente doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em Administração também pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduada em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Governador Valadares (UFJF-GV).

  • Ananda Silveira Bacelar, Universidade Federal de Lavras

    Atualmente mestranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduada em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Downloads

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Resenhas e pesquisa de campo

Como Citar

APRENDENDO COM A NATUREZA: UMA REVISÃO SOBRE NATURE-BASED SOLUTIONS (NBS). (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10(1), 417-436. https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e12021417-436

Artigos Semelhantes

1-10 de 620

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.