AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO SEGMENTOS SOCIAIS DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA.

Autores

  • Aline Santana Dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia
  • Sandra Maria Furiam Dias Professora Colaboradora na Universidade Estadual de Feira de Santana no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental País Brasil
  • Luciano Mendes Souza Vaz Atualmente é Professor Assistente na Universidade Estadual de Feira de Santana e locado no Departamento de Ciências Biológicas.

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e12016119-141

Palavras-chave:

resíduos sólidos urbanos, gestão, indicadores, sustentabilidade

Resumo

A presente pesquisa buscou avaliar a sustentabilidade da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no município de Feira de Santana, Bahia, por meio da aplicação da matriz de indicadores de sustentabilidade proposta por Santiago e Dias (2012). A avaliação foi precedida de revisão bibliográfica em bases públicas e literatura acadêmica sobre a situação econômica, social, cultural, ambiental, política e manejo dos resíduos sólidos do município. Dessa forma, objetivando agregar valor a pesquisa e potencializar a visão sistêmica foram introduzidas informações sobre a compreensão de 44 moradores e catadores de materiais recicláveis, sobre manejo de resíduos sólidos urbanos pela aplicação de questionário. Além disto, foram realizadas observações de campo em 22 dos 44 bairros da sede municipal e nos 8 distritos. Após aplicação da matriz o nível de sustentabilidade encontrado foi de 4,1 que corresponde a baixa sustentabilidade, sendo as dimensões financeira e inclusão social as mais insustentáveis. O resultado encontrado convoca os gestores públicos para tomada emergencial de decisões como a elaboração do plano de gestão de resíduos sólidos urbanos conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos e chama atenção para a importância da participação popular na Gestão. Diante do cenário um plano de metas para Gestão Sustentável foi proposto.

Biografia do Autor

  • Aline Santana Dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia
    Bacharel em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Ciência e Tecnologia - Área 1(2012), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Estadual de Feira de Santana(2015). Atua na área de Saneamento Ambiental, com ênfase em Resíduos Sólidos Urbanos e Educação Ambiental.
  • Sandra Maria Furiam Dias, Professora Colaboradora na Universidade Estadual de Feira de Santana no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental País Brasil
    Graduada em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente professora Colaboradora na Universidade Estadual de Feira de Santana no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
  • Luciano Mendes Souza Vaz, Atualmente é Professor Assistente na Universidade Estadual de Feira de Santana e locado no Departamento de Ciências Biológicas.
    Luciano Mendes Souza Vaz concluiu o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Feira de Santana em 1996, o Mestrado em Ciências Florestais na Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz-USP em 2000, e o Doutorado em Biotecnologia na Universidade Estadual de Feira de Santana em 2012. Foi Professor Visitante na Universidade Estadual de Feira de Santana no departamento de Tecnologia no período de 2001 a 2004. Atualmente é Professor Assistente na Universidade Estadual de Feira de Santana e locado no Departamento de Ciências Biológicas. O professor também contribui com o curso de Especialização Educação Ambiental para a Sustentabilidade (UEFS) e no Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (UEFS). Publicou 05 artigos em periódicos, 40 trabalhos em anais de eventos, participou em 06 capítulos de livros e 02 livros publicadas pela FUNASA. Co-orientou uma dissertação de Mestrado, orientou 15 monografias de Especialização, orientou 21 monografias na graduação de Ciências Biológicas (UEFS) e 21 trabalhos de Extensão, Atua nas áreas de Saneamento Ambiental, com ênfase em gerenciamento de resíduos sólidos, tratamento de resíduos orgânicos com enfoque na Compostagem, Trabalha também com a temática de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental voltada para o empoderamento e construção de sociedades sustentáveis. Coordena o Programa de Pesquisa e Extensão Estudos e Educação Ambiental da UEFS e o Projeto de Compostagem da UEFS.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO SEGMENTOS SOCIAIS DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA. (2016). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 5(1), 119-141. https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e12016119-141

Artigos Semelhantes

1-10 de 1030

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.